Pixabay
A fiscalização das bagagens de mão em voos domésticos vai ficar mais intensa a partir desta quarta-feira (24) em alguns aeroportos do Brasil. Segundo a Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas), está é a terceira fase de orientações a respeito do tamanho padrão para malas de mão.
A primeira etapa é de orientação e a segunda de despacho das malas fora do padrão, sendo que esta pode ser taxada.
A orientação começa nesta quarta nos aeroportos Santa Genoveva (Goiânia/GO), Salgado Filho (Porto Alegre/RS), Congonhas (São Paulo/SP), RIOGaleão – Tom Jobim (Rio de Janeiro/RJ) e Santos Dumont (Rio de Janeiro/RJ).
Os passageiros destes locais serão orientados até o dia 12 de maio e, a partir de 13 de maio, as bagagens fora dos padrões serão despachadas.
As medidas da bagagem de mão são 55 centímetros de altura, 35 centímetros de largura e 25 centímetros de profundidade seguem recomendações da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA, na sigla em inglês), para melhor acomodação, conforto e segurança.
Até o momento, oito aeroportos contam com equipes para orientar sobre as malas de mão. São eles aeroporto Juscelino Kubitschek (Brasília/DF), Afonso Pena (Curitiba/PR), Viracopos (Campinas/SP), Aluízio Alves (Natal/RN), Confins (Belo Horizonte/MG), Pinto Martins (Fortaleza/CE), Guararapes – Gilberto Freyre (Recife/PE) e Val-de-Cans – Júlio Cezar Ribeiro (Belém/PA).
Todos estão na fase de orientação. A partir de quinta-feira (25), as bagagens de mão fora do padrão passam a ser despachadas nos aeroportos Juscelino Kubitschek (Brasília/DF), Afonso Pena (Curitiba/PR), Viracopos (Campinas/SP) e Aluízio Alves (Natal/RN).
Já os aeroportos de Confins (Belo Horizonte/MG), Pinto Martins (Fortaleza/CE), Guararapes – Gilberto Freyre (Recife/PE) e Val-de-Cans – Júlio Cezar Ribeiro (Belém/PA) vão começar a despachar as malas em 2 de maio.
Próximos aeroportos
Os próximos aeroportos a fornecerem orientações sobre o tamanho ideal da mala de mão são aeroporto Luís Eduardo Magalhães (Salvador/BA) e Aeroporto Internacional de São Paulo (Guarulhos/SP). Neles, as bagagens fora dos padrões serão despachadas a partir de 23 de maio.
Source: R7