Connect with us

Cidades

Conta de água fica mais cara a partir deste mês

Published

on

A tarifa do serviço de abastecimento d’água cobrada pela Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) será reajustada a partir do próximo dia 1º de julho, para o ciclo 2017/2018, conforme autorização da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Alagoas (Arsal) publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (1º).


Continua depois da Publicidade

Inicialmente, a companhia solicitou à Arsal um reajuste de 14,34%, mas, após análise da Gerência de Tarifas da Agência, o percentual foi reduzido para 10,54%. Deste valor, a Agência aplicou ainda um redutor de tarifa, em razão de uma cobrança aos usuários feita pela Casal em junho do ano passado e questionada pela Arsal, ficando o reajuste concedido em 9,76%.
Com base na planilha de custos dos serviços apresentados pela Casal, o cálculo realizado pela Arsal levou em conta pontos como o aumento da energia elétrica e, principalmente, o aumento no custo dos insumos, a exemplo de vários produtos químicos destinados ao tratamento da água. Taxados em dólar, os preços dos insumos sofreram alta entre 18,41% e 55,31%.
Também foram analisados o reajuste salarial e a proposta de investimentos da Casal, na ordem de R$ 103 milhões, para expansão e modernização dos serviços prestados em todo o Estado no biênio.


Continua depois da Publicidade

Bombando