Connect with us

Geral

CPI quer indiciar 14 funcionários da Vale e de empresa alemã

Published

on

Senadores devem votar relatório até o dia nove de julho

Senadores devem votar relatório até o dia nove de julho
Reprodução / Agência Brasil / Marcelo Camargo

O relator da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do Senado criada para investigar o rompimento da barragem de Brumadinho, senador Carlos Viana (PHS), vai apresentar aos colegas, nesta terça-feira (2), um relatório que pede o indiciamento de 14 pessoas que seriam os responsáveis pela tragédia. Os nomes dos envolvidos não foram divulgados, contudo, segundo a equipe do legislador, entre eles estão diretores da mineradora Vale e da Tüv Süd, empresa alemã que atestou a estabilidade do muro de contenção de rejeitos.

O documento foi feito com base em depoimentos colhidos pelo grupo formado por 11 senadores, desde o mês de março. Entre os ouvidos estão vítimas da tragédia, representantes de órgãos públicos, do Governo, da mineradora Vale e das empresas que prestaram serviços para a companhia.


Continua depois da Publicidade

No relatório, o senador Carlos Viana também vai propor a criação de projetos para tornar o trabalho de mineração mais seguro e a tipificação de dois novos crimes ambientais.

Entre as medidas, está passar para a ANM (Agência Nacional de Mineração) a responsabilidade de contratar as empresas de auditoria externa que devem avaliar a estabilidade das barragens. Atualmente, a legislação prevê que esta função é da própria dona da estrutura.

Trâmite

O relatório final será apresentado na reunião da CPI, em Brasília, nesta terça-feira. Depois disso, os senadores membros da comissão têm sete dias para sugerir ao relator adaptações ao texto e a versão final deve ser votado no dia nove de julho.

Source: R7


Continua depois da Publicidade

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bombando