Connect with us

Hi, what are you looking for?

40graus

Geral

Decreto de Armas passará por estudo de constitucionalidade 

Medida assinada por Bolsonaro flexibiliza porte de armas de fogo no Brasil

Medida assinada por Bolsonaro flexibiliza porte de armas de fogo no Brasil
Antonio Cruz/ Agência Brasil

A consultoria legislativa da Câmara dos Deputados irá fazer um estudo de constitucionalidade do decreto do presidente Jair Bolsonaro que flexibiliza o porte de armas de fogo no País. O ato foi assinado na terça-feira (7) por Bolsonaro e publicado nesta quarta-feira (8) no Diário Oficial da União. Segundo o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), o pedido é padrão. “Para todo decreto presidencial, há uma análise de constitucionalidade”, disse.

A medida de Bolsonaro facilita o porte de armas de fogo para uma série de categorias de profissionais e não só para caçadores, atiradores esportivos, colecionadores e praças das Forças Armadas, como foi destacado pelo governo.


Continua depois da Publicidade

Leia mais: Bolsonaro libera a importação de armas no Brasil

Na lista prevista no decreto, há advogados, residentes de área rural, profissional da imprensa que atue na cobertura policial, conselheiro tutelar, caminhoneiros, profissionais do sistema socioeducativo e políticos.

Ainda nesta quarta-feira, a Câmara deve votar um requerimento de urgência para um projeto de lei que trata sobre o porte de arma para proprietários rurais.

A proposta do deputado Afonso Hamm (PP-RS) é de 2016 e já foi aprovada por duas comissões da Casa. O texto original do autor diz que a licença será concedida ao proprietário e ao trabalhador maiores de 25 anos residentes na área rural que “dependam do emprego de arma de fogo para proporcionar a defesa pessoal, familiar ou de terceiros, assim como a defesa patrimonial”.

A relatoria do projeto está agora com o líder da bancada da bala Capitão Augusto (PR-SP). Uma das mudanças que ele vai trazer para o texto de Hamm é reduzir a idade de 25 para 21 anos. “Hoje a pessoa tem direito só à posse, o que restringe ela a usar a arma só dentro da casa. Com mudança para o porte, poderá usar em toda a propriedade”, disse ele ao Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.

Source: R7


Continua depois da Publicidade

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Futebol

[unable to retrieve full-text content] Continua depois da Publicidade O post De contrato renovado, meia Nadson fala em dar continuidade ao seu trabalho no...

Futebol

[unable to retrieve full-text content] Continua depois da Publicidade O post Cria da base do CRB, Darlisson fala sobre amadurecimento na carreira apareceu primeiro...

Futebol

[unable to retrieve full-text content] Continua depois da Publicidade O post Fernando Alves, auxiliar técnico do CRB, elogia trabalho de Lorival Santos no ASA...

Futebol

[unable to retrieve full-text content] Continua depois da Publicidade O post Reforço do CSA para 2021, goleiro Darley fala em ambição por título apareceu...