Connect with us

Cidades

Dia feliz para a educação de Joaquim Gomes: Prefeito Adriano inaugura reforma de duas escolas

Published

on

Durante esta sexta-feira, a Prefeitura de Joaquim Gomes promoveu dois grandes eventos de inauguração no município, um na Comunidade Agrisa e outro no Centro da cidade.

Pela manhã, o Prefeito Adriano Barros, acompanhado de sua equipe, inaugurou a sede reformada da Escola Municipal Professora Eloida Alexandre, que anteriormente se chamava “Usina Alegria”. A Comunidade da Agrisa compareceu em peso, e os alunos, professores país, deram reconhecimento aos trabalhos feitos na estrutura da Escola com belíssimas apresentações, a mais tocante, foi a da Estudante do 2° ano do fundamental, Ingridi, que ao entoar canções, não deixou ninguém com os olhos secos.

A Pequena Ingriddi, em apresentação Nivaldo destaca a angariação de recursos para Joaquim Gomes (imagem:40graus/Higor Silva)

Irmã da Homenageada, a Servidora Pública Marileide Alexandre disse que a homenagem foi uma surpresa muito agradável para a família da professora Eloída, que ensinou na localidade até o final dos anos 90, quando mudou-se com sua família para Maceió.

O Prefeito por sua vez destacou que a proposição para a mudança no nome da Escola se deu justamente porque não há mais necessidade de se ter nomes incomuns a nossa cidade nos prédios e vias públicas da cidade. Em parte de seu discurso, o Prefeito enalteceu o trabalho dos profissionais da educação, e o apoio e incentivo dado através da Câmara de Vereadores, que por sinal, estavam presentes em maioria.

Prefeito recebendo um troféu em homenagem aos serviços prestados à comunidade Nivaldo destaca a angariação de recursos para Joaquim Gomes (imagem:40graus/Higor Silva)

Antes do encerramento da cerimônia, o Deputado Estadual Antônio Albuquerque, principal aliado do Prefeito Adriano, fez questão de agradecer aos moradores da comunidade pela confiança dada a ele, onde aproveitou a ocasião para reforçar o compromisso em ‘carimbar’ as verbas para início da construção da pavimentação asfáltica da estrada que dá acesso a comunidade. Religoso, Albuquerque entoou o ‘Hino do Espírito Santo’, acompanhado por todos os presentes no evento, para tanto, o Deputado disse que foi a inspiração que o fez encerrar seu discurso de tal modo.

Deputado Antônio Albuquerque em discursos intimista, comenta sobre sua relação com Joaquim Gomes Nivaldo destaca a angariação de recursos para Joaquim Gomes (imagem:40graus/Higor Silva)

Outro destaque da comunidade foi a ‘Nova banda Fanfarra da Escola’, projeto que começou improvisado com latas e baldes de plástico, hoje, com o investimento, todos os alunos participantes da banda possuem instrumentos de ‘verdade’.

A Nova Estrutura conta com 8 salas de aula, mini-parque de diversões, sala dos professores, sala da diretora, depósito, refeitório, cozinha e dispensa, além banheiros com acessibilidade e um pátio para eventos.

Escola Rainha da Paz

Momento que o Prefeito inaugura a Escola, ao lado, o vice-governador Luciano Barbosa, e os Deputados Federal, Nivaldo Alburquerque e Estadual, Antônio Albuquerque (Imagem: 40graus/Higor Silva)

Já pelas 3h30 da tarde, a comitiva que estava na Agrisa dirigiu-se ao Centro da cidade, onde na Nova Escola Rainha da Paz já encontraram o vice-governador e Secretario de Estado da Educação Luciano Barbosa, que ajudou a desentrelaçar a fita inaugural. A Escola tem 30 anos e de lá para cá nunca recebeu reparos estruturantes, realidade que foi mostrada em um vídeo apresentado a todos os Presentes.

Com o pátio lotado, o Deputado Federal Nivaldo Albuquerque disse que o dia de hoje vai ficar marcado na história de Joaquim Gomes, pois cidade não conheceu um Prefeito que aplique tão bem os recursos empregados como Adriano Barros, o deputado aproveitou para destacar o apoio que tem dado para a saúde do município com o exemplo da restruturação do Hospital Municipal que está acontecendo.

Nivaldo destaca a angariação de recursos para Joaquim Gomes (imagem:40graus/Higor Silva)

O nome da Escola foi dado em homenagem a saudosa proprietária da Antiga Usina Alegria, Dona Helena Omena, que era muito religiosa, e sempre dizia que a ‘Educação não resolve tudo, mas sem a educação, não se resolve nada’, frase que ficou eternizada e lembrada por muitos há época, sendo então dado de presente à Escola, uma imagem da Nossa Senhora Rainha da Paz, que foi adquirida pelo Prefeito com recursos pessoais e colocada em posição de destaque no pátio da Escola.

O Pátio da Escola ficou lotado na tarde desta sexta-feira Nivaldo destaca a angariação de recursos para Joaquim Gomes (imagem:40graus/Higor Silva)

O poder legislativo, como citado anteriormente na matéria esteve representados pelos seguintes parlamentares: Amilson Rafael, Nilson Macário, Ednaldo Antônio, Paulo Batista, Vera Gonzaga, Zé João, Antônio Guedes e Edson Rogério.

Com 13 salas de aula, um refeitório, sala da direção, secretária, laboratório de informática, novos banheiros e dois exclusivos para cadeirantes e um sistema de câmeras a Escola Rainha da Paz foi a segunda escola do plano de reformas a serem inaugurada, o Prefeito disse que até o final do ano a Escola Maria do Carmo no Bairro da CASAL ficará pronta, ao mesmo tempo deverá recomeçar a reconstrução da Escola São José, no Centro.

Com ‘discurso de alívio’, a Secretária da Educação Ana Isabel, relatou que a inauguração da Escola Rainha da Paz acontece já com todo mobiliário, isto põe fim ao ‘sofrimento temporário’ de pais de alunos e alunos que estudavam em salas de aulas improvisadas em três locais diferentes, ela voltou a comentar a trágica queda do ginásio de esportes da cidade em julho, que, curiosamente iria receber as 400 crianças do turno vespertino naquele dia, porém, a não instalação elétrica adiou isto, uma forte corrente de vento empurrou o telhado do prédio, que não aguentou e cedeu.

Os Secretários do Esporte, Carlos Jovino, Cultura, Naldo do Irmão Silva, Infraestrutura Oscar Fragoso, Gestão, Josiberto Marques, Saúde, Claudevânio, Finanças, Glayceane e Agricultura Jaires, também registraram suas respectivas presenças, na esfera federal, o Superintendente da FUNASA – Fundação Nacional de Saúde, Jean Jacks Gomes, esteve nas duas eventualidades;

Por fim, o Dia de todos os santos ficou cravado como um novo momento para a educação destas duas comunidades, traduzido em sorrisos seja eles das crianças, ou mais ainda, dos professores.


Continua depois da Publicidade

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bombando