Connect with us

Cidades

Exposição literária “Simplesmente Mulher” ganha a Biblioteca Municipal

Published

on

A literatura é democrática. Quem quiser pode escrever o que quiser. Mas a presença feminina ainda é um tanto pequena nesse meio.

Para evidenciar e destacar as obras delas, a Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventude, está realizando a exposição literária “Simplesmente Mulher”, dentro da campanha Somos Todas Uma.

A mostra está acontecendo na Biblioteca Municipal Professor Pedro de França Reis, situada na Casa da Cultura, no bairro do Centro, e fica lá até o dia 31 deste Mês da Mulher, com entrada gratuita.

Por trás da curadoria e catalogação da exposição, estão a pedagoga Adeliane Helena Bezerra e a bibliotecária Hosana Paula. “Foram selecionadas diversas escritoras arapiraquenses, entre as mulheres literatas presentes aqui em nossa Biblioteca Municipal. Elas mostram a força da palavra em seu sentido mais amplo”, diz Adeliane.

Estão entre elas as obras “Rastros”, de Arethuza Melo Viana, “Poemas do Lado de Dentro”, de Adélia Maria de Amorim Magalhães, “Pensamentos e Poesia”, de Michelle Vera, “Antologia Poética”, de Maria das Neves, “Retalhos de Uma Viagem”, Iêda Fernandes, e “De Repente em Repente, o Brasil da Brava Gente”, de Girleide Lima.

Ao lado das arapiraquenses, nas estantes erguidas, estão as renomadas Lygia Fagundes Telles, Cora Coralina, Lya Luft, Maria Clara Machado, Clarice Lispector, Agatha Christie e Zíbia Gasparetto, entre outras.

Há ainda livros que falam de mulheres marcantes em nossa literatura, como “Senhora”, de José de Alencar, “Olga”, de Fernando Morais, “Gabriela: Cravo e Canela”, de Jorge Amado, e “A Escrava Isaura”, de Bernardo Guimarães.

E essas publicações podem também ser levadas para casa. Para fazer o cadastro na Biblioteca Municipal Professora Pedro de França Reis, basta levar cópias xerocadas do RG, CPF, comprovante de residência – todos os documentos acompanhados dos originais – e foto 3×4. Por vez, pode se “alugar” dois livros a cada mês.

* *

LINK: http://web.arapiraca.al.gov.br/2017/03/exposicao-literaria-simplesmente-mulher-ganha-a-biblioteca-municipal/

Pela 5ª vez, Arapiraca participa da “Hora do Planeta” neste sábado

Diversos equipamentos públicos terão suas luzes desligadas a partir das 20h30

É tempo de apagar a luz e refletir um pouco. Será que estamos deixando um legado positivo para os nossos netos? Que mundo queremos para eles: de escuridão plena ou de paz com a natureza?

É esse tipo de discurso interno que a WWF – rede internacional comprometida com a conservação do meio ambiente – busca atingir em nós, todos os anos, com a “Hora do Planeta”.

Já consolidado em Arapiraca pelo 5º ano seguido, o movimento acontece neste sábado (25), indo das 20h30 às 21h30, em uma ação da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.

Segundo a superintendente de Meio Ambiente, Pricilla Nóbrega, o ato simbólico mostra a preocupação, sobretudo, com as mudanças climáticas ocorridas nas últimas décadas.

Para tanto, na cidade, serão desligadas neste intervalo de tempo as luzes de diversos equipamentos culturais, turísticos e públicos, como o Memorial da Mulher Ceci Cunha; a Casa da Cultura e Biblioteca Municipal Professor Pedro de França Reis; o Centro Administrativo Antônio Rocha; a Paróquia Concatedral Nossa Senhora do Bom Conselho (refletores externos); e a fonte luminosa do Bosque das Arapiracas.

O convite é também direcionado aos arapiraquenses em geral, a fim de que apaguem por um instante as luzes de suas casas, empresas e comunidades, todos unidos e com um só pensamento sustentável.

* *

LINK: http://web.arapiraca.al.gov.br/2017/03/pela-5a-vez-arapiraca-participa-da-hora-do-planeta-neste-sabado/


Continua depois da Publicidade

De Olho no meu Bebê” é lançado em Arapiraca e gestantes passam a contar com acolhimento humanizado

O acolhimento humanizado às gestantes de alto risco, puérperas e crianças arapiraquenses passam a ganhar notoriedade nacional com o programa “De Olho no Meu Bebê”, lançado na manhã desta sexta-feira (24) pela Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Saúde, num concorrido evento que reuniu diversas autoridades nas dependências do Espaço Nascer.

Confira na íntegra: http://web.arapiraca.al.gov.br/2017/03/de-olho-no-meu-bebe-e-lancado-em-arapiraca-e-gestantes-passam-a-contar-com-acolhimento-humanizado/

SMTT de Arapiraca e Detran debatem ações do Plano de Segurança Viária para Motociclistas

Integrantes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Arapiraca (SMTT) e do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) se reuniram, na manhã desta sexta-feira (24), no auditório da SMTT para debater o calendário de ações do Plano de Segurança Viária para Motociclistas (PSVM) em Alagoas, para este ano.

Confira na íntegra: http://web.arapiraca.al.gov.br/2017/03/smtt-de-arapiraca-e-detran-debatem-acoes-do-plano-de-seguranca-viaria-para-motociclistas/

Prefeitura realiza reunião com proprietários de cavalos que circulam no Bosque das Arapiracas

Centro de Controle de Zoonoses de Arapiraca (CCZ), por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza reunião, na manhã desta sexta-feira (24), com carroceiros e proprietários de cavalos que circulam no Bosque das Arapiracas. A motivação para a convocação é a preocupação do órgão com a ocupação inadequada de animais, nas vias públicas, possíveis causadores de acidentes e transmissores de doenças.

Confira na íntegra: http://web.arapiraca.al.gov.br/2017/03/ccz-realiza-reuniao-com-proprietarios-de-cavalos-que-circulam-no-bosque-das-arapiracas/

Arapiraca sedia 3ª Copa de Handebol que será realizada de 21 a 23 de abril

Chegando à sua terceira edição, a Copa Arapiraca de Handebol já tem nome consolidado no município e segue galgando novas equipes de dentro e de fora do Estado de Alagoas para os confrontos que acontecerão entre os dias 21 e 23 de abril no Ginásio Municipal João Paulo II, no Parque Ceci Cunha.

Confira na íntegra: http://web.arapiraca.al.gov.br/2017/03/arapiraca-sedia-3a-copa-de-handebol-que-sera-realizada-de-21-a-23-de-abril/

Prefeitura realiza mutirão de iluminação pública no Residencial do Agreste e Planalto, em Arapiraca

Garantir iluminação pública de qualidade aos moradores do município é uma das prioridades da gestão do prefeito Rogério Teófilo e da vice-prefeita Fabiana Pessoa à frente da Prefeitura de Arapiraca.

Confira na íntegra: http://web.arapiraca.al.gov.br/2017/03/prefeitura-realiza-mutirao-de-iluminacao-publica-no-residencial-do-agreste-e-planalto-em-arapiraca/

Prefeitura instala novo semáforo e sinalização está em funcionamento no Centro de Arapiraca

O novo semáforo, no cruzamento das ruas São Francisco e Boa Vista, foi instalado na manhã desta sexta-feira (24) pela Prefeitura de Arapiraca, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), no Centro da cidade.

Confira: http://web.arapiraca.al.gov.br/2017/03/prefeitura-instala-novo-semaforo-e-sinalizacao-esta-em-funcionamento-no-centro-de-arapiraca/

Circo de Teatro do Palhaço Biribinha chega a Arapiraca nesta sexta

O Palhaço Biribinha hoje se confunde com a figura que se tornou Patrimônio Vivo da Cultura Alagoana e mestre das Artes Circenses, Teófanes Antônio Leite da Silveira. Quem é quem? Quem é criador e quem é criatura?

Confira na íntegra: http://web.arapiraca.al.gov.br/2017/03/circo-de-teatro-do-palhaco-biribinha-chega-a-arapiraca-nesta-sexta/

fonte: AMA – Associação dos Municípios Alagoanos


Continua depois da Publicidade

Bombando