Connect with us

Geral

Faculdade Zumbi dos Palmares recebe visita de Graça Machel, viúva de Mandela

Published

on

Graça Machel em evento nesta quinta (16)

Graça Machel em evento nesta quinta (16)
Foto: Alexandre Fatori

A ativista, que comanda a organização social Graça Machel Trust, em Johanesburgo, e o Fundo para o Desenvolvimento da Comunidade, em Maputo, esteve na Faculdade Zumbi dos Palmares em 2014, quando recebeu o Troféu Raça Negra e participou da FlinkSampa, festa da literatura negra, ambos eventos realizados pela Faculdade e pela ONG Afrobras.

Machel foi ministra da Educação e da Cultura de Moçambique durante cerca de 14 anos. Defensora Internacional dos direitos das mulheres e das crianças, foi nomeada em 1990 pela ONU para o Estudo do Impacto dos Conflitos Armados na Infância, trabalho pelo qual recebeu a Medalha Nansen das Nações Unidas, em 1995. Em territórios pobres e/ ou ensanguentados pela guerra, Graça defende ações pela educação das crianças e pelo empreendedorismo de mulheres. Em 1998, casou-se com Nelson Mandela, o primeiro presidente negro da África do Sul. 

Presidente do Conselho de Administração da Universidade da Cidade do Cabo, Graça Machel é uma das maiores lideranças mundiais na luta contra o racismo e a discriminação racial.


Continua depois da Publicidade

Graça Machel e Dr. José Vicente, Reitor da Faculdade Zumbi dos Palmares

Graça Machel e Dr. José Vicente, Reitor da Faculdade Zumbi dos Palmares
Foto: Alexandre Fatori

O Reitor da Faculdade, Dr. José Vicente iniciou seu discurso contando resumidamente a história de Zumbi dos Palmares, citou a aprovação da lei que institui Luisa Mahin e Dandara de Palmares como Heroínas da Pátria e prosseguiu: “- Esta é uma manhã histórica para cada um de nós, lógico q não podemos ter qualquer inquietação de impossibilidade diante do quadro que está estruturado em nossa frente nesta manhã. Esta mulher que talvez seja a síntese dessas mulheres do mundo… mulheres de garra, de guerra, de inspiração e de elevação, obrigatoriamente é ser Graça Machel. Há 15 anos não existia um lugar como este para lhe receber mas, inspirados na sua luta e na luta de Mandela é que nossa geração não abriu mão do compromisso de também dar um passo a diante… esta é a sua Casa”.

Source: R7


Continua depois da Publicidade

Bombando