Connect with us

Cidades

Governo do estado parabeniza município de Santa Luzia pelo trabalho de combate a esquitosomose no município

Published

on

O governo de Alagoas, através do programa de Vigilância e Controle da Esquitosomose, órgão vinculado a secretaria estadual de Saúde, SESAU, parabenizou a secretaria de Saúde deste município, pelo trabalho de combate a Esquitosomose em Santa Luzia, realizado através da coordenadoria de Endemia do município. Um marco positivo para um administrador com apenas seis meses de governo municipal.

Reconhecimento
O ofício foi  enviado para o email do coordenador de Entemias, João Luiz Cavalcante, que destacou o apoio do prefeito Edson Mateus e do secretário de saúde Davi Carvalho, pela mudança positiva na saúde do município.
“Graças ao apoio que estamos recebendo do executivo, conseguimos o reconhecimento do nosso trabalho na equipe de quatro agentes, pela equipe de Endemia da secretaria de saúde do estado. Isso, nos  dá ânimo para acelerar esse combate a esquitosomose no município” disse o coordenador de Endemia, João luiz

A ação dos  técnicos de maculogia Paulo Jacaré e Isac dos Santos, enviados pelo setor de endemia da secretaria estadual de Saúde, se concentrou na comunidade Quilombola, de há muito desassistida pelo poder público, principalmente na área da saúde.
Durante dois dias os técnicos fizeram uma completa varredura e,m toda área do quilombo, mas não foi encontrado o Caramujo Bio- Phalásia, hospedeiro intermediário, causador do esquitosomose que já infectou 8 pessoas, mas que foram curadas a tempo.
Segundo o técnico Paulo Jacaré, graças ao trabalho preventivo que vem sendo realizado pela secretaria de saúde do município  através do setor de endemia, é que durante o trabalho não foi encontrado o temido caramujo.
” Os encontrados de tamanho maior, não representa nenhum perigo a saúde humana. Dos município que visitamos, Santa Luzia correspondeu totalmente com as exigências  do Ministério da Saúde e estão de parabéns”, disse Paulo Jacaré.
Prevenção


Continua depois da Publicidade

“Edson Mateus, vem sendo o único prefeito que demonstra sua preocupação com a saúde da população. Nesse trabalho direcionado principalmente a comunidade do quilombola, foram distribuídos mil frascos de Clorifómio Fecal, entregues nos postos do PSF.
Coletores
O coordenador de Endemia do município, João Luiz Cavalcante, disse que apesar do município preocupar-se com a saúde da população,  314 imóveis, que receberam os coletores de fezes para análise, não devolveram os coletores para a realização dos exames
.”Chegamos até a implorar para que esses moradores, correspondam com a preocupação da secretaria de saúde e defequem,  para que possamos realizar os exames necessários, para detectarmos se foram infectados ou não.Confiantes no nosso trabalho, os técnicos da Sesau, nos deu essa missão de voltar a visitar essas 314 residências, para que possamos fechar o círclo de ação naquela comunidade, e partirmos para outros bairros do município, que também necessitam de nossa presença” finalizou João Luiz.. Assessoria.

 

fonte: AMA – Associação dos Municípios Alagoanos


Continua depois da Publicidade

Bombando