Connect with us

Hi, what are you looking for?

40graus

Cidades

Governo doa sêmen para agricultores de Olho D’água das Flores, Major Izidoro e Jaramataia

Doação de sêmen tem como propósito a geração de renda, o desenvolvimento da agricultura familiar e a fixação do homem no campo – Foto: Ascom Seagri

Doação de sêmen tem como propósito a geração de renda, o desenvolvimento da agricultura familiar e a fixação do homem no campo – Foto: Ascom Seagri

Pequenos produtores da agricultura familiar que integram cooperativas e associações de Jaramataia, Major Izidoro e Olho D’Água das Flores foram contemplados com doses de sêmens pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri), no sábado (22). A entrega foi feita pelo secretário Álvaro Vasconcelos.

As doses de sêmens servem para o melhoramento da genética de bovinocultura de leite e vão beneficiar os pequenos produtores rurais que vivem da atividade da produção de leite.

Por intermédio da Superintendência de Desenvolvimento Agrário, a Seagri já efetivou, durante o ano de 2016, a distribuição de quatro mil doses de sêmen com os produtores cadastrados pelos técnicos e que fazem parte de associações e cooperativas.

Os sêmens são das raças holandesas e gir leiteiro e girolando, que surgiram do cruzamento da raça gir, que é zebuína, com a holandesa, que é europeia. Do gir os animais herdaram a rusticidade e a resistência ao calor. Da holandesa, veio a boa capacidade leiteira.


Continua depois da Publicidade

De acordo com o secretário Álvaro Vasconcelos, a doação de sêmen é mais um programa do Governo de Alagoas que tem como propósito a geração de renda, o desenvolvimento da agricultura familiar e a fixação do homem no campo. “Estamos fortalecendo a produção de leite nos municípios, também com melhoria genética das raças”, assegura o gestor da Seagri.

Antonio Gerson, que representa os 60 pequenos produtores rurais da Associação Apropaleite de Olho D’Água das Flores, afirma que o programa de sêmens do Governo de Alagoas tem facilitado as atividades das famílias que sobrevivem da produção de leite no Sertão.

“Além do aumento na produção de leite, os sêmens têm garantido mais rendas aos nossos associados”, comemora Gerson.

Isaías Miranda, que há 20 anos atua na atividade de gado leiteiro em Olho D’Água das Flores, reconhece que o melhoramento genético do rebanho aumentou sua produção e o faturamento.

“Esse programa de sêmen é boa iniciativa do governo e só tem trazido benefícios ao homem do campo”, afirma.

Como explica Hibernon Cavalcante, da Superintendência de Desenvolvimento Agrágrio da Seagri, a distribuição das doses dos sêmens segue rigorosamente o cronograma estabelecido pelo Governo de Alagoas para com as associações dos pequenos produtores de leite no interior do Estado.

“A iniciativa da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura visa, sobretudo, que os pequenos produtores tenham acesso às raças leiteiras de grande produção de leite”, afirma Hibernon Cavalcante.

Let’s block ads! (Why?)

fonte: Correio Notícia


Continua depois da Publicidade

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Cidades

Entrada da cidade de São José da Tapera, no Sertão de Alagoas – Foto: Arquivo/Diego Barros Entrada da cidade de São José da Tapera,...

Cidades

Foto: Reprodução/Internet Foto: Reprodução/Internet Oito municípios do Sertão de Alagoas registraram homicídios em fevereiro deste ano, segundo as estatísticas da Secretaria de Estado da...

Cidades

José Caitano Neto, que supostamente comandava o esquema, em delegacia em São Miguel Paulista (SP) – Foto: Reprodução/TV Globo José Caitano Neto, que supostamente...

Cidades

Alyson Dantas já teve oportunidade de trabalhar com o técnico Evandro Guimarães nesta quinta-feira (29) – Foto: Cortesia Alyson Dantas já teve oportunidade de...