Connect with us

Cidades

Hospital Regional de Santana do Ipanema atendeu 8.900 pessoas em maio

Published

on

O Hospital Regional Dr. Clodolfo Rodrigues de Melo (HRCRM), localizado em Santana do Ipanema, principal referência no atendimento a usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), no Sertão de Alagoas, prestou atendimento para 8.900 pessoas no mês de maio de 2017. O balanço foi divulgado pelo Instituto Nacional de Pesquisa e Gestão em Saúde (INSAÚDE), que administra a unidade hospitalar, e compreende de 1 a 31 de maio.

Segundo dados do INSAÚDE, do total de atendimentos registrados em maio, 7.500 foram considerados como urgência e emergência e 1.400 foram ambulatoriais, que são consultas e exames. A INSAÚDE enfatizou que é preciso consolidar a unidade de saúde como hospital de urgência e emergência, e sobretudo, explicou que 70% das situações as pessoas procuraram o HRCRM mesmo em casos de atenção básica que poderiam ser atendidos em um dos Programas Saúde da Familia (PSFs) espalhados pelos 21 municípios que usam os serviços do Hospital de Santana.

Se o HRCRM atendesse às demandas de urgências e emergências, isso proporcionaria a otimização de recursos, uma melhor qualidade de atendimento e não teria uma grande demanda.

Comparado a dezembro de 2016, o HRCRM atendeu, em maio de 2017, 5.855 pessoas a mais. Enquanto que em dezembro de 2016 foram 3.045 atendimentos, em maio deste ano os números mais que dobraram e chegaram a 8.900 atendimentos, o que representa um aumento em 292%.

 

Parceria entre Prefeitura de Santana e EMATER melhora atendimento aos agricultores


Continua depois da Publicidade

Um Termo de Cooperação técnica formalizando uma parceria entre a Prefeitura de Santana do Ipanema e o Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (EMATER) vem fortalecendo a agricultura familiar do município.

Desde o mês de março, quando foi firmada a parceria, o prédio da EMATER reúne, no mesmo espaço físico, a Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente com o objetivo de proporcionar aos cidadãos um atendimento célere. Agora, o agricultor familiar resolve seus problemas no mesmo prédio sem precisar se deslocar como antes, a exemplo do seguro safra, onde o agricultor fazia a inscrição do seguro na EMATER e recebia o boleto na Secretaria Municipal, hoje resolve tudo em um só lugar.

O atendimento da declaração de aptidão ao Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF) esta sendo ampliando graças a essa parceria. Além disso, os trabalhos com os programas de Criação de Tilápias, Hortas Comunitárias Rurais e o Programa de Agricultura Familiar (PAF) foram intensificados.

Também está sendo trabalhada de forma conjunta a comercialização dos produtos da agricultura familiar através das compras governamentais como Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) gerando emprego e renda no campo.

Para o presidente da Cooperativa de Avicultores e Agricultores Familiares do Sertão de Alagoas, José Ademir, a parceria só tem melhorado.

fonte: AMA – Associação dos Municípios Alagoanos


Continua depois da Publicidade

Bombando