Connect with us

Cidades

Marechal Deodoro terá primeiro PSF com sistema Hórus e Prontuário Eletrônico

Published

on

Equipes da Unida de Saúde da Poeira estão passando por treinamento; Sistemas irão melhorar a qualidade do atendimento, otimizar o abastecimento das farmácias e distribuição dos medicamentos

 

IMGL4218A partir da próxima semana, o município de Marechal Deodoro terá a primeira Unidade de Saúde com Prontuário Eletrônico e Sistema Hórus. Ambas as tecnologias irão dar mais agilidade e eficiência no acompanhamento e resultados nos atendimentos de pacientes e controle do estoque de medicamentos.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, as equipes da Unidade de Saúde da Poeira estão sendo treinadas para usar o sistema do Prontuário Eletrônico e, também já está sendo feito o levantamento dos medicamentos da farmácia da unidade.

“Até segunda-feira a secretaria vai concluir o treinamento do prontuário e uma equipe também já está fazendo o inventário da farmácia da unidade para incluir todos os dados no sistema Hórus. Estas duas tecnologias já eram muito importantes para o município, e agora, diante desta demanda que vai surgir após as chuvas, mais do que nunca serão eficientes, pois vai agilizar o atendimento, otimizar a distribuição e controle dos medicamentos e dar mais segurança aos médicos sobre o histórico dos pacientes atendidos”, explicou o Secretário.


Continua depois da Publicidade

O Prontuário Eletrônico é um software que possibilita a organização do acesso dos pacientes aos serviços, centralização das informações sobre os pacientes, trazendo agilidade aos processos e melhorando a qualidade do trabalho do profissional da saúde e do atendimento prestado. Além de organizar o atendimento, umas das vantagens do Prontuário Eletrônico é o fim da ficha de papel. A partir da implantação, todas as informações sobre o paciente estarão centralizadas.

Já o Hórus é o Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica e foi criado para qualificar a gestão de assistência farmacêutica. No município, a implantação do sistema vai garantir a identificação do estoque de medicamento nas farmácias das unidades de saúde, controle de dispensação. Além disso, vai possibilizar o reabastecimento dos medicamentos de forma mais ágil.

“Semana que vem vamos acompanhar os primeiros dias de uso dos dois sistemas e, em seguida, vamos avançando para as demais unidades. Com o uso destas tecnologias teremos um controle mais eficiente sobre a atuação do PFS, além de reduzir os custos e garantir que vai ter realmente medicamento em todas as farmácias. Para isso, vamos mudar toda a logística, forma de distribuição dos remédios e com estas tecnologias empregadas podemos garantir este melhor atendimento à população”, disse o secretário.

 

ASCOM MARECHAL

fonte: AMA – Associação dos Municípios Alagoanos


Continua depois da Publicidade

Bombando