Connect with us

Geral

Ministro defende importância de acordo de Alcântara para Brasil

Published

on

Ministro participa de audiência na Câmara dos Deputados

Ministro participa de audiência na Câmara dos Deputados
Adriano Machado/Reuters – 21.11.2018

O ministro da Defesa Fernando Azevedo e Silva afirmou na manhã desta quarta-feira (10) que o acordo com os Estados Unidos para utilização da base de Alcântara, no Maranhão, é imprescindível para que o Brasil entre no mercado global.


Continua depois da Publicidade

O ministro participa de audiência pública na Comissão de Relações Exteriores na Câmara dos Deputados. Segundo ele, até 2040, a expectativa é que o mercado global de lançamento de foguetes vá movimentar US$ 1 trilhão.

Brasil e Estados Unidos assinaram, durante viagem do presidente Jair Bolsonaro aos EUA, o AST (Acordo de Salvaguardas Tecnológicas), que permite o uso da bar de Alcântara, no Maranhão. O acordo de salvaguardas tecnológicas prevê a proteção de conteúdo com tecnologia americana usado no lançamento de foguetes e mísseis a partir da base de Alcântara.

Para explicar o acordo, o ministro o comparou ao aluguel de um quarto de hotel onde o hóspede pega apenas a chave para utilizar o espaço, mas não passa a ser dono do local.

No entendimento de Azevedo e Silva, caso o Congresso não aprove o AST, Alcântara voltará a ser apenas uma base militar. Para ele é necessário que o Brasil siga o caminho de países como Rússia, China e Índia que já assinaram acordos parecidos com o AST.

Source: R7


Continua depois da Publicidade

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bombando