Connect with us

Cidades

Municípios alagoanos podem aderir ao Mapa Turístico Brasileiro

Published

on

WhatsApp Image 2017-03-27 at 13.01.34Prefeitos e secretários municipais de Turismo conheceram na manhã desta segunda-feira (27), alternativas econômicas através do turismo na reunião da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA). O secretário estadual Helder Gonçalves e técnicos da secretaria de estadual do Desenvolvimento Econômico e Turismo apresentaram detalhes do 6ª edição do Mapa do Turismo Brasileiro. A reunião desta segunda foi presidida pelo vice presidente da AMA, Joaquim Beltrão, que reforçou a importância do turismo para economia alagoana.

Hoje apenas 28 municípios estão no mapa, mas todo município brasileiro pode participar do Mapa do Turismo Brasileiro, desde que atenda aos critérios estabelecidos pelo Ministério do Turismo como: 1- Possua órgão responsável pela pasta de turismo (Secretaria, Fundação, Coordenadoria, Departamento, Diretoria, Setor, Gerência); 2- Destine dotação para o turismo na Lei Orçamentária Anual; 3- Assine um Termo de Compromisso com o Ministério do Turismo.

O período para cadastro de documentos no sistema para inserção do município no Mapa é até maio. O técnico Francis Hurst, supervisor de pesquisa da Sedetur, destacou que o objetivo principal da regionalização do Turismo é apoiar a gestão, estruturação e promoção do turismo no País, de forma regionalizada e descentralizada.


Continua depois da Publicidade

O presidente da AMA, Hugo Wanderley, reforçou a importância de todos os municípios estejam aptos para participar do mapa e, assim, receber recursos federais. O secretário Estadual Helder Gonçalves, mostrou possibilidades dos municípios criarem novos produtos turísticos para movimentar a economia regional. “Nós temos condições de criar uma estrutura turística, hoje temos um governador que tem uma atenção especial para o turismo e o um ministro alagoano. Por mais que a cidade tenha potencial, precisamos cuidar da infraestrutura”, afirmou Helder.

O secretário comunicou, ainda, que está sendo desenvolvido, em parceria com a AMA, um banco de projetos para que o Governo do Estado tenha acesso às ideias de execução simples, como reformas nas orlas municipais, construções, dentre outros.

O secretario adjunto do turismo, Zé Lessa, destacou que todo município tem uma potencialidade turística que pode ser trabalhada, seja histórica, gastronômica ou de belezas naturais, a questão é trabalhar os pontos fortes para movimentar a economia. O prefeito Marcio Lisboa, representante da AMA no turismo afirmou que parcerias como essas da AMA e da Secretaria estadual são essenciais para o desenvolvimento das cidades.

 

Formulário de Produtos Turísticos 

Apresentação dos Municípios do Mapa Brasileiro

Relatório Quantitativo da Categorização

fonte: AMA – Associação dos Municípios Alagoanos


Continua depois da Publicidade

Bombando