Connect with us

Cidades

Notícias de Igaci

Published

on

ONG DE IGACI CONQUISTA TRATOR  PARA AGRICULTURA FAMILIAR  

Agricultores familiares de Igaci tiveram um dia especial na tarde desta sexta-feira, 2. É que por meio de uma emenda parlamentar, orçada em mais de 130 mil reais, eles foram contemplados com um trator composto de um arado, que visa atender a categoria, quanto ao plantio na região. Todos os beneficiados integram a AOCSAL, uma entidade não governamental que agrega hoje cerca de 240 agricultores familiares  de Igaci.

A ação faz parte de uma iniciativa do prefeito Oliveiro Piancó, que por meio da Codevasf, viabilizou a Emenda Parlamentar, concedida pelo senador Benedito de Lira e o deputado federal Arthur Lira. “Nossas investidas na agricultura têm sido fundamental para a satisfação de todos, sobretudo com as famílias que vivem no campo; onde  hoje, a palavra cidadania é o que não falta por parte da Prefeitura”, disse orgulhoso o secretário de Agricultura, André Medeiros.

O prefeito Oliveiro Piancó, disse que o forte de seu governo tem sido um trabalho de parceria com o Estado e a União. Ele cita nomes importantes nessa caminhada, como o senador Benedito de Lira, os deputados Artur Lira (federal) e Val Gaia (estadual), todos presentes na solenidade de entrega, onde também estavam o superintendente regional da Codevasf, Antônio Nelson e o superintendente regional da Funasa, Domício Silva.

“Não podemos de deixar de ressaltar o enorme apoio que temos recebido do governador Renan Filho e de seu pai, o senador Renan Calheiros; sem sombra de dúvidas eles são peças fundamentais para o engrandecimento de Igaci” revelou o prefeito.

 

Meio Ambiente entra em discussão durante uma semana em Igaci


Continua depois da Publicidade

De segunda a sexta-feira da próxima semana, a comunidade de Igaci, no Agreste alagoano, vai ter a oportunidade de prestigiar  em praça pública, em meio a uma tenda ambiental montada especificamente, a Iª Jornada Municipal do Meio Ambiente e Agro Ecológico. Palestras e oficinas vão compor a programação do evento, que acima de tudo, visa despertar a  população, a corresponsabilidade de como cuidar e tratar da natureza, como algo gratificante para o bem de todos. O prefeito Dr. Oliveiro Piancó (PMDB), espera contar com a presença de todos, sobretudo pela dimensão da importância do que vai ser tratado em prol da preservação da natureza.

“O evento faz parte de uma ação conjunta, por meio da Prefeitura, que envolve  todos os órgãos municipais, num trabalho coordenado pela nossa Secretaria do Meio Ambiente” revela a secretária da pasta Cristianlex dos Santos. Recentemente a Secretaria deu início de trabalho, cuja ação vem garantindo o reflorestamento  em diversas áreas da região; como é o caso desta quinta-feira, quando foram plantadas 50 mudas de plantas nativas para recuperação de uma nascente no sítio  Coitezeiro.

A secretária afirma que temas importantes serão abordados durante as palestras, além de sorteios de plantas ornamentais, apresentações artísticas e culturais da própria cidade. Representantes da UNEAL e da Comissão da Bacia do Rio Coruripe, por exemplo, vão destacar na palestra de abertura (segunda-feira) no período da tarde o tema: “Como Cuidar da Preservação do Açude Jacuípe”. À noite será abordado o tema; A Importância do Saneamento Básico; um Projeto de Saúde Pública.

Na terça-feira, o tema que entra em pauta é: “O Veneno Está na Mesa” assunto que será focado durante os três horários; onde paralelo a isso, haverá oficinas de contação de histórias. Na quarta-feira, o tema focará: Gerenciamento de Resíduos Sólidos e Lançamento do Plano de Coleta Seletiva Municipal, e também haverá Oficinas de Criatividades e Sustentabilidade. Na quinta-feira, haverá plantio de mudas em áreas de repartições públicas; na sexta-feira dia do encerramento, teremos passeio ciclístico na parte da manhã e à tarde caminhada e plantio nas margens do Rio Coruripe.

 

fonte: AMA – Associação dos Municípios Alagoanos


Continua depois da Publicidade

Bombando