Connect with us

Cidades

Prefeitos e técnicos municipais recebem orientação da Sesau sobre Plano Municipal da Saúde

Published

on

IMG_5369O Secretário Estadual de Saúde, Christian Teixeira, esteve na Associação dos Municípios Alagoanos, nesta segunda-feira (19), para falar aos prefeitos e gestores municipais da pasta sobre a importância da elaboração do Plano Municipal de Saúde (PMS) para o quadriênio 2018-2021, como instrumento essencial para nortear as ações e os serviços de saúde nesse período.

O PMS deve ser entregue juntamente com o Plano Plurianual (PPA), mostrando a realidade de cada cidade e o planejamento das diretrizes e ações que possam melhorar a assistência prestada aos usuários do SUS. A elaboração do plano é uma exigência da legislação para o primeiro ano de mandato do gestor municipal, da mesma forma que ocorre nas esferas nacional e estadual.

Para que os planos municipais sejam apresentados ainda este ano, o gestor da saúde estadual anunciou que a equipe da Superintendência de Planejamento da Sesau estará à disposição para ajudar a superar as dificuldades que os municípios possam encontrar na elaboração do plano, através de uma capacitação na terça e quarta-feira, além de atendimento individualizado quando for necessário.

Na terça-feira (20), os técnicos os municípios da I Macrorregião de Saúde receberão informações mais detalhadas sobre o plano no auditório da AMA. Na quarta (21), os técnicos dos municípios da II Macrorregião de Saúde se reúnem no auditório do Centro de Referência Integrado de Arapiraca (CRIA), localizado na Rua José Jaílson Nunes, S/N, Caititus, Arapiraca – AL, no horário de 9h às 13h.


Continua depois da Publicidade

O presidente da AMA, Hugo Wanderley ressaltou a importância dessa parceria com o Estado e disse que o planejamento se torna importante para a elaboração de metas e uma melhor utilização dos recursos públicos. “Para que se possa ter metas a se cumprir, saber a quem cobrar e fazer mais por menos. Porque sabemos que a Saúde é um setor que dispõe de pouquíssimos recursos e tem uma demanda muito grande, então planejamento é essencial para que a gente possa aplicar da forma correta”, afirmou Hugo.

O secretário Christian Teixeira garantiu que com um planejamento bem elaborado será mais fácil para o enfrentamento das dificuldades encontradas na área da saúde, garantindo assim mais qualidade nos serviços. “O plano vai dar uma perspectiva melhor para que os gestores municipais possam buscar recursos federais. Hoje nós vivemos num momento que os recursos estão limitados e a partir do momento que se tem planos municipais bem elaborados é possível aproveitar melhor os recursos externos, a nível de governo federal”, afirmou o secretário estadual.

A atual presidente do Cosems, Normanda Santiago, e a presidente eleita, Izabelle Pereira, também estiveram presentes no evento.

 

Apresentação Sesau

 

Com informações Ascom Sesau

 

 

fonte: AMA – Associação dos Municípios Alagoanos


Continua depois da Publicidade

Bombando