Connect with us

Cidades

Presidente da AMA prestigia posso da nova diretoria do Cosems

Published

on

Nova gestão assegura que manterá negociação com Sesau, AMA e instituições afins para garantir o acesso do cidadão à saúde pública

 

IMG_5655Os membros da Diretoria Executiva do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems) para o biênio 2017-2019 tomaram posse na tarde desta segunda-feira (19) no restaurante do Picuí, em Jaraguá, em Maceió. A solenidade de transição se deu em clima de parceria entre a entidade, Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) e Associação dos Municípios Alagoanos (AMA).  A secretária de Saúde de Teotônio Vilela é a nova presidente do Conselho e o gestor de Jundiá, Rodrigo Buarque o vice-presidente.

De acordo com Izabelle, a chapa única do processo eletivo representa o sentimento de unidade entre os gestores de Saúde e os órgãos parceiros e a certeza de que a atual gestão vai trabalhar para os 102 municípios, independente do porte de cada um. “Destaco o apoio do presidente da AMA, Hugo Wanderley, e do prefeito de Teotônio Vilela, Joãozinho Pereira, também diretor da Associação, neste processo eletivo e deixo claro que vamos continuar dialogando com o secretário de Saúde Christian Teixeira, para assim nos fortalecermos. Se a equipe do Cosems era unida, depois deste pleito será ainda mais”, garantiu a presidente.

Na opinião dela, a saúde pública em Alagoas avançou e o SUS tem sido o carro-chefe, uma vez que a questão social tem sido prioridade e compromisso do Governo do Estado. Izabelle ressaltou que cabe a cada secretário fazer o dever de casa e assumir as responsabilidades do cargo, mas assegurou que irá lutar por cada um e cada demanda, já que a saúde precisa ser bem conduzida para o município crescer.


Continua depois da Publicidade

“A entidade precisa ser a voz das pessoas que mais necessitam de nossa luta”, reforçou a nova titular do Cosems, agradecendo a então presidente, Normanda Santiago, pela condução tranquila e transparente do processo de transição. A ex-presidente do Cosems, Normanda Santiago, secretária de Santana do Ipanema, afirmou que apesar dos inúmeros desafios, a gestão 2015-2017 teve um desempenho importante no fortalecimento da entidade, apoiando as lutas regionais e pautando as dificuldades vivenciadas junto à gestão estadual pela garantia do funcionamento de serviços e de repasses financeiros. Dentre as conquistas, ela citou o equilíbrio financeiro da entidade, aquisição da sede própria e de um veículo, bem como a reestruturação de todo o corpo técnico, ofertando aos municípios uma assessoria responsável e qualificada.

O vice-presidente eleito Rodrigo Buarque destacou a satisfação de ter feito parte da Diretoria no biênio 2015-2017 – sob o comando do então presidente Ubiratan Pedrosa – motivando-o a integra a equipe da nova gestão, com o apoio dos secretários e da AMA. O secretário de Saúde, Christian Teixeira, reforçou que os secretários deram as mãos e lançaram uma candidatura única, deixando patente que estão unidos no propósito de melhorar a saúde pública de Alagoas.

Christian afirmou que ao assumir a pasta da Sesau, há quatro meses, vem mantendo diálogo com o Cosems e percebeu que o problema não é só referente a recursos financeiros, mas de resolutividade. “Normanda (então presidente) é uma grande líder que quer que as coisas aconteçam na Saúde na velocidade que o cidadão precisa”, reforçou. A nova Diretoria Executiva é composta ainda pela secretária geral, Gláucia Torres; 1º Secretário Ib Pita; Diretora Financeira Morgana Oliveira e o tesoureiro Filipe de Almeida.

O Conselho Fiscal tem como titulares as secretárias Heleneide Henrique Soares; Nilza Malta e Maria Inês Brandão e como suplentes Ledja Melo, Eládia dos Santos e Teresa Santos.

IMG_5531

ASCOM COSEMS

fonte: AMA – Associação dos Municípios Alagoanos


Continua depois da Publicidade

Bombando