Connect with us

Hi, what are you looking for?

40graus

Cidades

Saiba se vale a pena pedir aposentadoria antes da reforma da presidência

Foto: Divulgação/Internet

Foto: Divulgação/Internet

Com a reforma da previdência, muitos trabalhadores estão correndo para pedir aposentadoria do INSS. Só que depois de sacar o primeiro pagamento, o segurado não pode mudar mais de ideia e abrir mão do benefício. Por isso, é preciso ter certeza de que esse é o melhor momento para agendar o pedido.

Para isso, o planejamento é a maior arma que o segurado do INSS pode ter no momento em que se decidir se aposentar. O risco da falta de planejamento é receber uma aposentadoria muito baixa pelo resto da vida.

A primeira orientação é que o trabalhador faça uma análise de toda sua vida profissional e pessoal, pois a decisão de pedir o benefício não deve levar em conta apenas cálculos ou regras das aposentadorias.

Segunda orientação: Verifique se já tem condições de se aposentar, ou seja, é preciso saber se já atingiu as regras exigidas pelo INSS. Que atualmente são duas: (1º) Por idade mínima de 60 anos para mulheres e 65 anos, para homens, com um tempo mínimo de contribuição ao INSS de 15 anos. (2º) Por tempo mínimo de contribuição ao INSS de 30 anos, para mulher e 35 anos para homem. Não há idade mínima exigida.

Terceira orientação: Não se apresse para fazer o pedido com medo da reforma da previdência proposta pelo governo, porém é preciso avaliar se é hora de se aposentar. Há casos em que não é preciso esperar. Exemplo do segurado que já tem o 85/95, ou seja, o trabalhador que já atingiu a soma 85/95, que dá o benefício integral, não tem porque esperar mais, ele terá direito de ganhar um benefício igual á média de seus 80% maiores salários.


Continua depois da Publicidade

Para quem sempre pagou o INSS pelo salário mínimo, ou com valores próximo, não terá vantagem se adiar o pedido de aposentadoria, ele receberá uma aposentadoria igual ao salário mínimo, que é de R$ 937,00 neste ano.

APOSENTADORIA ESPECIAL. Quem já atingiu o tempo mínimo para ter direito a esta aposentadoria, essa, é uma das aposentadorias mais difíceis de conseguir, pois é preciso comprovar que o trabalho era prejudicial à saúde. Na maioria dos casos, são exigidos no mínimo 25 anos de atividade especial. Quem atingir esse tempo mínimo, garantirá uma aposentadoria integral, sem o redutor do fator previdenciário.

O trabalhador que já tem 65 anos (homem) ou 60 anos (mulher) e completou 30 anos de contribuição, garante a aposentadoria por idade integral. Por isso, vale a pena pedir o benefício o quanto antes, para já começar a receber do INSS.

QUEM DEVE ESPERAR PARA SE APOSENTAR?

O trabalhador que já completou as condições de se aposentar por tempo de contribuição e teria o benefício calculado com o fator previdenciário. Ou então, o trabalhador que está na faixa dos 50 anos e terá a mordida do fator, pois receberá um benefício maior se esperar para se aposentar após as regras mudarem. Nesses casos, esperar para pedir aposentadoria após a reforma é melhor.

*É advogado Do Escritório Luiz Neto Advogados Associados – www.luiznetoadv.com.br – [email protected]

Let’s block ads! (Why?)

fonte: Correio Notícia


Continua depois da Publicidade

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Cidades

Entrada da cidade de São José da Tapera, no Sertão de Alagoas – Foto: Arquivo/Diego Barros Entrada da cidade de São José da Tapera,...

Cidades

Foto: Reprodução/Internet Foto: Reprodução/Internet Oito municípios do Sertão de Alagoas registraram homicídios em fevereiro deste ano, segundo as estatísticas da Secretaria de Estado da...

Cidades

José Caitano Neto, que supostamente comandava o esquema, em delegacia em São Miguel Paulista (SP) – Foto: Reprodução/TV Globo José Caitano Neto, que supostamente...

Cidades

Alyson Dantas já teve oportunidade de trabalhar com o técnico Evandro Guimarães nesta quinta-feira (29) – Foto: Cortesia Alyson Dantas já teve oportunidade de...