Connect with us

Cidades

Samyra Show abre festa do aniversário de 381 anos de Porto Calvo

Published

on

Assessoria / Maurício Silva

Um grandioso espetáculo de Samyra Show abre oficialmente a festa de aniversário de 381 anos de Porto Calvo na noite desta terça-feira (11), no Centro da cidade. O sanfoneiro Zé Glauco do Forró também promete fazer uma grande apresentação. O dia 12 de abril, feriado em alusão à elevação política do histórico município da região Norte de Alagoas, terá competições esportivas, atos cívicos, inaugurações e entrega de equipamentos.

No dia 12 de abril, a festa inicia às 5h da manhã com a alvorada de fogos e a tradicional Corrida de Porto Calvo (8 km) com largada na fazenda engenho São Gonçalo e chegada à Prefeitura Municipal. Às 5h30 tem a Corrida de Porto Calvo Feminino, às 6h Corrida de Porto Calvo Infantil, às 6h30 tem a inovadora Corrida da Ladeira do Carrasco, são 400 metros de subida da ladeira. Às 7h o prefeito David Pedrosa participa do hasteamento das bandeiras na Prefeitura de Porto Calvo.

Ainda na manhã de quarta-feira (12), às 9h, tem a missa solene na histórica Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação, datada de 1610. Após o ato religioso, o prefeito David Pedrosa e a equipe vão fazer uma série de inaugurações e entregas por parte do governo municipal. Primeiramente será inaugurado o calçamento da ligação das travessas Nossa Senhora da Conceição e Dom Rafael; em seguida Varadouro 3, Travessa Alcides Pedro da Silva e o ligamento das travessas Júlia Buarque com o loteamento Domingos Neco e a Rua Projetada “A” no Conjunto Oscar Cunha.

As inaugurações seguem com o Campo de Futebol Municipal de Porto Calvo na Vassourinha e segue para a Central de Monitoramento na prefeitura e depois encerra no Hospital Municipal São Sebastião com a entrega de novos equipamentos para a unidade hospitalar, entrega de duas ambulâncias recuperadas e um veículo novo para o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf). Às 14h a programação será encerrada com uma gincana de motos.


Continua depois da Publicidade

Um pouco de história

O chamado povoado Nossa Senhora da Apresentação já era habitado por nativos quando Cristóvão Lins chegou em 1575, ao colonizador é atribuída a fundação da atual Porto Calvo. A cidade foi elevada a vila em 12 de abril de 1636. O histórico município foi palco sangrento de batalhas entre portugueses, holandeses e nativos. Recentemente, com a descoberta do fortim da Ilha do Guedes, o Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan) classificou a cidade como a maior referência brasileira no Período Holandês. Porto Calvo tem grandes pessoas ilustres na história do Brasil como: Domingos Fernandes Calabar, Zumbi dos Palmares e Guedes de Miranda.

PROGRAMAÇÃO

Sábado 11 de abril

22h Zé Glauco do Forró

0h Samyra Show

Domingo 12 de abril

5H Alvorada de Fogos

5h Corrida de Porto Calvo (10 km)

5h30 Corrida de Porto Calvo Feminino

6h Corrida de Porto Calvo Infantil

6h30 Corrida da Ladeira do Carrasco

7h Hasteamento das Bandeiras – Prefeitura

9h Missa Solene – Igreja Matriz Nossa Senhora da Apresentação

11h INAUGURAÇÕES

Calçamento do ligamento das travessas Conceição e Rafael

Calçamento Rua do Varadouro 3

Calçamento da Travessa Alcides Pedro da Silva

Calçamento do ligamento das travessas Júlia Buarque com o Loteamento Domingos Neco

Calçamento da Rua Projetada “A” no Oscar Cunha

Inauguração do Campo de Futebol Municipal de Porto Calvo – Vassourinha

Inauguração da Central de Monitoramento  – Prefeitura

Entrega dos novos equipamentos do Hospital Municipal – Hospital

Entrega de duas ambulâncias recuperadas – Hospital

Entrega de um veículo novo do Nasf – Hospital

fonte: AMA – Associação dos Municípios Alagoanos


Continua depois da Publicidade

Bombando