Connect with us

Cidades

Secretaria de Assistência Social cria grupo de pastoril com crianças do no Conjunto Gislene Matheus

Published

on


Continua depois da Publicidade

A iniciativa é uma das atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Durante as aulas, além das coreografias, as crianças aprendem sobre a história desta manifestação cultural tradicional do Estado
_MG_5664A Prefeitura de Marechal Deodoro, por meio da Secretaria de Assistência Social, está resgatando a cultura do pastoril  e montou um grupo com as crianças do Centro Comunitário do Conjunto Gislene Matheus. A formação do grupo é uma das atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).
O grupo foi iniciado há um mês e os encontros acontecem todas as terças-feiras, a partir das 14h. Além de ensaiar as coreografias e músicas, as integrantes do grupo, meninas entre 7 e 10 anos, aprendem, de forma lúdica, um pouco sobre a história do pastoril.
A proposta do SCFV é que, após a reforma da sede do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), na Rua da Praia, as aulas aconteçam lá também, tendo assim duas turmas, uma em cada local. E além do pastoril, acontecerá aulas de reisado, xaxado, e quadrilha Maria Bonita.
De acordo com a coordenação do Serviço do Convivência e Fortalecimento de vínculos, Claudete Verçosa, a aceitação foi muito boa, não só das criança, como dos pais.
A proposta da professora Heliete, responsável pelo grupo, é que o grupo faça apresentações na cidade e nas escolas, com o objetivo de motivar outras crianças.
 “Para mim, na infância, essa era a dança de folclore mais bonita, e a maioria das crianças não conhecem. Dessa forma, dar aula para elas, me faz lembrar da época que eu dançava, além de poder ensinar para elas as danças do folclore brasileiro.”, disse a professora Heliete.
ASCOM MARECHAL

fonte: AMA – Associação dos Municípios Alagoanos


Continua depois da Publicidade

Bombando