Connect with us

Cidades

Viagem ao Mundo da Leitura” abre semana com exposição de artes de estudantes

Published

on

Mostra fica na Casa da Cultura até sexta-feira (26); haverá também extensa programação

Cerca de 300 alunos da Escola Santa Catarina se envolveram em um projeto voltado para a “1ª Viagem ao Mundo da Leitura”, que teve sua abertura nesta segunda-feira (22) na Casa da Cultura e Biblioteca Municipal Professor Pedro de França Reis, bairro do Centro.

No local, logo na entrada, há mosaicos, maquetes, bonecas de pano, fantoches, peças de artesanato, e pinturas feitas pelos estudantes do 6º ao 9º ano em reverência ao escritor brasileiro Monteiro Lobato e sua obra magna, o “Sítio do Pica-pau Amarelo”.

As peças feitas com tinta e pincel passeiam pelo impressionismo – trazendo a mimética da paisagem do interior, do sítio – indo até o surrealismo, com links mais atuais ligando a temática a seriados do Netflix como “13 Reasons Why”, com Monteiro na cena.

Esta é a aplicação prática dos nossos estudos teóricos sobre o assunto. E os alunos interagem muito mais com esse tipo de atividade. Eles aprendem com o sorriso no rosto, porque é algo que ativa a criatividade de todos e o trabalho em equipe. Essa exposição mostra muito do que eles são capazes”, diz o professor de Filosofia e Artes, Joel Carlos dos Santos, orgulhoso com o resultado.

Segundo ele, a 1ª Viagem ao Mundo da Leitura recebeu apenas parte do material confeccionado em sala de aula. Lá na Escola Santa Catarina, existe há mais de uma década o “Literarte”, projeto interdisciplinar que acolhe a todos com a leitura de quatro livros paradidáticos por ano. Ao final, um deles é escolhido para ser trabalhado.

Ao longo dessa semana, ocorrerão várias visitas por parte das escolas de Arapiraca à Casa da Cultura.

A programação é vasta: nesta terça-feira (23), por exemplo, o dia começa com a palestra “Da Invenção da Escrita ao Conhecimento Universal Propagado nos Livros”, com o professor Luís Carlos Soares, às 9h, e o papo com osescritores Milene Lima, Breno Airan e Cartuxo, às 15h, no auditório.

Dia 23 (terça-feira)

9h – Palestra “Da Invenção da Escrita ao Conhecimento Universal Propagado nos Livros”, com o professor Luís Carlos Soares

15h – Papo com escritores Milene Lima, Breno Airan e Cartuxo

Dia 24 (quarta-feira)

9h – Oficina de contação de histórias e de dedoches, com a professora Iandra Tenório

14h – Apresentação teatral “A Pílula Falante” (Escola Santa Esmeralda)

16h – Contação de histórias, com o professor Marcos Oliveira


Continua depois da Publicidade

Dia 25 (quinta-feira)

9h – Oficina de contação de histórias, com o cordelista Cartuxo

16h – Palestra “Literatura: a Poética do Olhar”, da professora e poeta Marta Eugênia, e a esquete “O Livro Perdido”, do Ponto de Cultura Luzes da Ribalta

Dia 26 (sexta-feira)

9h – Contação de histórias, com os palhaços Petequinha e Florzinha

14h – Peça teatral “Bailaret, a Bailarina Barbada”, da Companhia de Teatro Art’Reflexo

* *

LINK: http://web.arapiraca.al.gov.br/2017/05/viagem-ao-mundo-da-leitura-abre-semana-com-exposicao-de-artes-de-estudantes/

Semana 100% Mamãe Bebê inicia com inauguração de pediatria no Espaço Nascer

Abrindo mais uma edição da Semana 100% Mamãe Bebê, nesta segunda-feira (22) a Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Saúde, inaugurou a pediatria do Espaço Nascer, destinada a atender crianças em alto risco.

Confira na íntegra: http://web.arapiraca.al.gov.br/2017/05/semana-100-mamae-bebe-inicia-com-inauguracao-de-pediatria-no-espaco-nascer/

Arapiraca promove ações educativas de prevenção a acidentes de trânsito

Prevenção de acidente no trânsito” foi tema de blitz educativa e  palestra, em ação realizada nesta segunda-feira (22), promovida pela Secretaria Municipal da Saúde, em parceria com o Detran/AL, em empresa promotora da saúde.

Confira na íntegra: http://web.arapiraca.al.gov.br/2017/05/arapiraca-promove-acoes-educativas-de-prevencao-a-acidentes-de-transito/

Censo 2017: servidor de Arapiraca já pode realizar recadastramento

A prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão, deu início nesta segunda-feira (22) ao processo de recadastramento de todos os servidores efetivos. O censo tem o objetivo de valorizar o servidor público que está diariamente trabalhando em prol de uma Arapiraca melhor.

Confira na íntegra: http://web.arapiraca.al.gov.br/2017/05/censo-2017-servidor-de-arapiraca-ja-pode-realizar-recadastramento/

fonte: AMA – Associação dos Municípios Alagoanos


Continua depois da Publicidade

Bombando